chico simoes | 25 Apr 22:54 2015
Picon

micro$oft comemorando o debian 8

Sabia que ia chegar mas confesso que ri um cadim...
http://openness.microsoft.com/blog/2015/04/21/microsoft-debian-8-linuxfest/

--

-- 
.:chicosimoes:.

rochedodeouro.maracatu.org.br
toratambores.wordpress.com
nosdigitais.teia.org.br

Thiago Novaes | 21 Apr 02:41 2015
Picon

Interatividade Sim!

População de baixa renda pode ficar fora da interatividade na TV

No dia 29 de abril, em Brasília, o GIRED (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) irá definir o modelo dos conversores digitais que serão distribuídos para aos 14 milhões de família beneficiárias do programa Bolsa Família. Essa decisão pode acabar com o futuro da interatividade e da multiprogramação para TV digital no Brasil. Isso porque as empresas de radiodifusão e de telefonia querem escolher de uma caixa de conversão mais barata, deixando de fora o grande diferencial da TV digital desenvolvida no Brasil: o uso da interatividade gratuita através do controle remoto e a multiprogramação. Essas características da TV Digital brasileira podem ajudar a incluir, via aparelho de televisão, cerca de 60 milhões de brasileiros de baixa renda que não tem acesso a internet, mas possuem um aparelho de TV e sabem usar o controle remoto.

Quais as vantagens da interatividade na TV?
Através do middleware Ginga, sistema desenvolvido no Brasil em código aberto, acoplado dentro da caixa de conversão para o sinal digital, as famílias podem receber informações sobre diferentes questões, inclusive ter um canal de serviços públicos através da multiprogramação. Essas informações podem ser dados atualizados diariamente sobre oferta de empregos sem sair de casa, marcar consultas no SUS sem ficar na fila, fazer cursos pela televisão, pagar contas em bancos públicos, enviar informações (a partir do controle remoto) para receber benefícios de saúde, aposentadoria, direitos da mulher, etc.

Com a multiprogramação nas TVs públicas, pode aumentar o número de canais disponíveis gratuitamente. Já pensou ter um canal só de esportes, um canal só de cinema brasileiro e latino-americano, um canal só de notícias, sem precisar pagar nada por isso? Aumenta a programação, a diversidade e também a demanda por profissionais de comunicação.
Além disso… Em coletiva de imprensa realizada na 3ª feira, dia 07/04, o conselheiro da Anatel e presidente do GIRED, Rodrigo Zerbone afirmou que a compra dos conversores servirá como meio de aquecer a oferta de conversores no mercado. Ou seja, a definição do padrão de interatividade não afetará somente a população de baixa renda, mas também a oferta e preço de conversores disponíveis no mercado para todos os lares que precisarão adaptar seu televisor para receber o sinal de TV digital.
Isso tudo só será possível SE no dia 29 de abril a GIRED decidir pelos conversores que permitem a interatividade.

Po isso peço que entrem na campanha ‪#‎InteratividadeSIM‬ – Se você quer a interatividade nas caixas de conversão para a TV digital participe da campanha e garanta a multiprogramação e ‪#‎InteratividadenasTVsPúblicas‬
Formas de Participação

  1. Use as Hagtags #InteratividadeSIM e #InteratividadeNasTVsPúblicas diariamente até o dia 29 de abril;
  2. Divulgue na sua cidade e estado a importância da interatividade na TV digital pública;
  3. Faça Selfie com um cartaz de apoio e poste em todas redes sociais #InteratividadeSIM #InteratividadenasTVsPúblicas ;
  4. Faça um filme curto dizendo porque você apóia a TV digital poste em todas redes sociais;
  5. Acione os deputados e senadores do seu Estado e peça apoio a caixa de conversão com interatividade na TV digital;
  6. Converse com artistas que você conhece e peça apoio através de fotos, vídeos curtos e peça pra postarem em todas as redes sociais;
  7. Converse e discuta sobre isso na sua associação de classe, sindicato ou federação. Peça pros dirigentes fazerem fotos e/ou vídeo e postarem nas redes sociais. Use as hagtags #InteratividadeSim e #InteratividadeNasTVsPúblicas ;
  8. Multiplique essa informação entre os formadores de opinião que você conhece e/ou admira;
  9. Mande mails e cartas para o Ministro Berzoini, das Comunicações e para o presidente do GIRED, Rodrigo Zerbone, na Anatel pedindo pela; interatividade e pela multiprogramação, conforme rege o decreto 5820 de criação da TV digital no Brasil.;
http://www.gingadf.com.br/blogGinga/campanha-participe-da-campanha-interatividadesim-e-garanta-a-interatividade-e-multiprogramacao-%E2%80%8Einteratividadenastvspublicas%E2%80%AC/
Thiago Novaes | 20 Apr 20:59 2015
Picon

Rádio Digital

ois,

editei e subi mais áudios: http://culturadigital.br/novaes/radiodigital/
  • Sheila Campos entrevista na Rádio Cultura de Brasília, Rafael Diniz e Thiago Novaes sobre Rádio Digital (21min)
  • Carta do ESC2, em defesa de um Rádio Digital democrático (11min)
  • Rádio Digital e o golpe da migração das rádio AM para o FM (7min)

 

PONTOS SP - Robson Sampaio | 20 Apr 16:32 2015
Picon

Pajelança Quilombólica Digital na Casa de Cultura Tainã

Um convite para tod <at> s, para a Pajelança Quilombólica Digital na Casa de Cultura Tainã, de 20 à 26 de abril; a programação e o link da transmissão ao vivo - http://socializandosaberes.net.br/atividade/pajelanca-quilombolica-digital-territorios-digitais-livres/

--
Robson B. Sampaio***

Artista Visual/Fotografo
Gnu/Linux user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos-Re5JQEeQqe8@public.gmane.orgm
skype: rbscamba1
twitter: <at> rbscamba
facebook: robson.sampaio1

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
Thiago Novaes | 17 Apr 00:54 2015
Picon

Re: Pedido de apoio pedagógico - parceria entre Pontos de Cultura

Oi Manoel,


Em atenção à sua demanda, copio duas listas de discussão de pessoas interessadas em metodologias de desenvolvimento e uso de software livre: estudio livre e o gt de cultura digital. Alô sampa, alguém na escuta?

bom trabalho!

abs,

9s

Em 15 de abril de 2015 15:37, Manoel Rodrigues <manoel-jQJC0USR87ZX0SSBmiUCGg@public.gmane.orgbr> escreveu:
Olá, Thiago

Quem escreve é Manoel Rodrigues, sou coordenador pedagógico da Associação Reciclázaro e obtive seu contato pela rede de Pontos de Cultura-SP.
A ong onde trabalho é um Ponto de Cultura e trabalha entre outros projetos com a Inclusão Digital de pessoas em vulnerabilidade social, na zona leste (bairro do Belém). A razão do meu contato é que vamos reformular o Curso de Informática para nossa comunidade e, por usar a plataforma Linux, nos falta alguém com capacitação técnica para nos orientar quanto à formatação do novo curso (o que poderíamos explorar mais em termos de ensino, para quem já aprendeu o básico da Informática?).
Por favor, Thiago, você dispõe de tempo e possibilidade de conversarmos a respeito? Caso contrário, indicaria um colega?

Fraternalmente,
José Manoel Rodrigues
Coordenador Pedagógico
Associação Reciclázaro
CEFOPEA / Ponto de Cultura
Avenida Ariston Azevedo, 10 - Belém
Fone: 2081-3673


Régis Frias | 15 Apr 10:55 2015
Picon

Ind.ie

Olá,

não posto mto nessa lista, mas acompanho na medida do possível.

A propósito dessa discussão sobre Facebook e similares não ouvi por aqui (pode ser q alguém tenha mencionado, mas não vi), vcs conhecem o ind.ie? Gostaria de ouvir algumas impressões.


Abraços,
 
Régis Frias
Augusto Pereira | 13 Apr 17:21 2015
Picon

Dilma e o Facebook

Uorabaute?

Dilma anuncia parceria com Facebook para levar internet a áreas distantes do Brasil

http://gizmodo.uol.com.br/dilma-se-encontra-com-mark-zuckerberg-e-anuncia-parceria-para-levar-internet-a-areas-distantes-do-brasil/

om o Internet.org, o Facebook quer ajudar a levar internet para todas as partes do mundo. O Brasil é um desses lugares. Ontem, Zuckerberg se encontrou com a presidente Dilma Rousseff para discutir uma parceria entre empresa e País.

Foi um encontro de cerca de uma hora, mas o suficiente para fechar a parceria. No Brasil, o Facebook pretende usar o Internet.org a levar acesso à internet gratuito para população de baixa renda e de áreas distantes do país – a ideia, claro, é que essas pessoas já usem o Facebook em seu contato inicial com a internet. Para o Brasil, a vantagem é que, bem, essas pessoas terão acesso à internet, o que atualmente não acontece.

Um projeto piloto que está sendo desenvolvido pelo Facebook em Heliópolis, um bairro de baixa renda na cidade de São Paulo, vai servir como ponto de partida para toda a implementação do projeto. Foram dados poucos detalhes, então não sabemos exatamente como isso vai funcionar direito.

Não é o primeiro projeto de uma gigante da internet que o govern brasileiro abraça: o Project Loon, do Google, também está sendo testado no Brasil. A ideia é a mesma: levar internet a regiões remotas do país, em uma tentativa de, ao oferecer acesso à web, melhorar a vida de muitas pessoas de áreas isoladas do Brasil. [Estadão]

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

--
Augusto Pereira
(65) 8135 2611
Thiago Novaes | 10 Apr 23:31 2015
Picon

audio radio digital

ois,

editei mais uma faixa de audio explicando radio definido por software, e somei as de radio digital e espectro livre.

http://culturadigital.br/novaes/radiodigital/
PONTOS SP - Robson Sampaio | 10 Apr 21:25 2015
Picon

Uma vitória para SL: "Lei pode priorizar contratação de softwares livres, decide STF

Uma vitória para SL: "Lei pode priorizar contratação de softwares livres, decide STF http://www.conjur.com.br/2015-abr-09/lei-priorizar-contratacao-softwares-livres-decide-stf"

--
Robson B. Sampaio***

Artista Visual/Fotografo
Gnu/Linux user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos-Re5JQEeQqe8AvxtiuMwx3w@public.gmane.org
skype: rbscamba1
twitter: <at> rbscamba
facebook: robson.sampaio1

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
PONTOS SP - Robson Sampaio | 8 Apr 22:08 2015
Picon

O ministro Juca Ferreira chegou agora há pouco na cerimônia de lançamento da #LeiCulturaViva!

O ministro Juca Ferreira chegou agora há pouco na cerimônia de lançamento da #LeiCulturaViva!
--
Robson B. Sampaio***

Artista Visual/Fotografo
Gnu/Linux user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos-Re5JQEeQqe8AvxtiuMwx3w@public.gmane.org
skype: rbscamba1
twitter: <at> rbscamba
facebook: robson.sampaio1

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
Ricardo Brazileiro | 7 Apr 17:25 2015
Picon

Re: [gtCD] Re: Cultura Digital 2015 ?

oi gt,
realmente o único capítulo que trata da Cultura Digital na IN não apresenta nenhuma célula de inovação e experiências ativadas pelas redes de pesquisadores, hackers, artistas-cidadãos, só vejo apenas aquele pensamento de que o kit multimídia é o kernel das relações e experiências com o comum-digital.

http://corais.org/sites/default/files/in_pncv_20a_versa_o_-_12-03-2015.pdf


Em 7 de abril de 2015 11:56, Elisiario Palermo <elisiario.palermo-Re5JQEeQqe8AvxtiuMwx3w@public.gmane.org> escreveu:
Saudações, fico à disposição.

Elisiário Palermo
(19) 98203-6566


Em 7 de abril de 2015 11:48, fabianne balvedi <fabs-XyTFnypW2Y/u6sUMWwiw2w@public.gmane.org> escreveu:
galera, segue uma chamada importante lá no corais.org:


e aí?

.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe <at> googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
--
Essa mensagem foi postada no grupo: http://groups.google.com/group/gtculturadigital?hl=pt?hl=pt-BR
 
Esse grupo está ligado ao Movimento Cultura Digital:
http://culturadigital.br/movimento

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Cultura Digital" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtculturadigital+unsubscribe <at> googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
ricardo brazileiro

Gmane